Astronauta- Magnetar: Ao infinito e além

O Astronauta está em uma missão: estudar um Magnetar no momento em que ele ocorre. mas algo dá errado e ele acaba com a nave avariada sem ter como voltar pra “casa” e agora está sozinho (mais ainda) na imensidão do Espaço.

Na época em que eu lia Turma da Mônica com regularidade, o Astronauta era,fazendo relação com a Disney, um personagem do nível do Lobão, Havita e coisas do tipo : Sempre pulava as histórias por acha-las chatas. Então foi  muito gratificante ver que Astronauta Magnetar, o primeiro título do selo Graphic MSP me agradou tanto.


A história tem um clima de Alien, o 8º passageiro que particularmente me agrada. Então por isso, não vá ler esperando uma história cheia de ação porque isso ela não é mesmo. Pelo contrário; é até meio “paradona” mas isso, de maneira nenhuma é um demérito.

Um dos tipos de programas que mais gosto de assistir na Tv são aqueles onde o apresentador “se perde” em algum lugar isolado e precisa se virar pra sobreviver. E esse é exatamente o espírito dessa história. Teve algumas vezes que achei a narrativa muito truncada com as cenas mudando de maneira abrupta mas aí percebi que era proposital pra mostrar que a noção de tempo do Astronauta ,sozinho ali sem ninguém pra conversar estava,com o perdão do trocadilho,indo pro espaço.

Astronauta Magnetar é escrito e desenhado por Danilo Beyruth(Com cores de Cris Peter)  e é agora que preciso tirar meu chapéu(Mesmo que já faça uns 15 anos que não uso um) para ele. Confesso que nunca li nada do autor(esse é o problema de se ficar “preso” a um gênero, como eu fiquei) mas se todos forem assim, irei procurar mais trabalhos do cara. Ele se dedicou tanto que pesquisou a fundo sobre Astronomia,Astrofísica,Astrologia pra evitar falar besteira. E se seu conhecimento sobre termos espaciais está tão desatualizado que você acha que o Sistema Solar ainda tem 9 planetas(como eu),não se preocupe: Há um glossário para termos mais técnicos usados na HQ.

Se eu tivesse de fazer uma única crítica à história seria o seu final “fácil”.Não que ele não funcione e que não pudesse ser usado.Mas podiam encontrar outra maneira de chegar a ele . Mas isso em nada diminui a qualidade da obra que não deixa a dever às saudosas Graphic da Marvel e outras histórias em quadrinhos de qualidade(e Usar “Qualidade” e “Marvel” na mesma frase deixa implícito que estou falando de muito tempo atrás).
Finalizando, Astronauta Magnetar foi uma bela maneira de dar início às Graphic Novels da Maurício de Souza Produções. Que venham mais (Já estão anunciados,ainda sem data, uma do Chico Bento,Uma da Turma da Mônica e a que mais fiquei curioso: Uma do Piteco.) Os fãs de quadrinhos só têm a ganhar.

Astronauta Magnetar tem 80 páginas(são 82,mas vamos arredondar) e custa R$19,90 a versão capa cartonada e R$29,90 a versão capa dura(que eu não sabia existir,senão tinha comprado ela).
Recomendada.

  • Alê

    Tô seco pra ler isso, acho que conduz exatamente com o momento que tô pagando, no mais tardar, compro terça.

  • Que bom que comprou, a minha eu só vou pegar na segunda-feira. Mas não quero capa dura, não. Achei o preço salgado para apenas 80 páginas.

    Eu tenho alguns exemplares da Coleção Histórica da Turma da Mõnica. Neles há histórias muito boas com o Astronauta. Aliás, nem se compara o teor das histórias dos anos 70 com as de hoje. Até fiz um desabafo hoje lá no Face sobre isso. Podar a arte só pra vender mais pra mamãezinha e professora assexuada é realmente algo muito sem noção da parte da empresa.

    Quem são os fãs deles, do material que fazem hoje em dia? Um galera que não hesitarem deixá-los pra trás na primeira oportunidade, no primeiro ímpeto de marasmo que encontrarem.

    Muitas vendas só ocorrem ainda graças aos marmanjos como nós, que crescemos lendo outro tipo de HQs que eram feitas e isso marcou tanto que simplesmente não conseguimos nos desapegar da turma.

    Parabéns pela aquisição! Tenho certeza de que também apreciarei a minha.

    Tenha um bom final de semana!

    Fabiano Caldeira.

  • Comprei a minha semana passada, só estou terminando algumas HQ’s para pegar essa pra ler.

    Gostei do seu texto, muito bom.
    Estou seguindo ok?

    Abraço.

    http://umvortice.blogspot.com.br/

  • Pingback: Os laços da Turma da Mônica | novoclarim.com.br()