Biblioteca Don Rosa Vol 2: Volta A Quadradópolis

Inferior ao primeiro, o Volume 2 da Biblioteca Don Rosa dá continuidade às Obras completas do Artista como grande Destaque, a primeira continuação direta de uma história do Barks. Mas tirando isso, não há nada muito digno de nota. Então vamos ao post que dessa vez será breve.

Antes de começarmos, veja a lista das histórias da edição clicando aqui. Agora com isso em mente, tenho comentários sobre três delas. A começar pela que dá título ao Volume:

Volta a Quadradópolis é continuação de “Perdidos nos Andes” história republicada ano passado no primeiro Volume(Em ordem de lançamento) da Coleção definitiva Carl Barks. Nela Donald e os Patinhos,dessa vez acompanhados do Tio Patinhas e MacMôney, voltam á Cidade que parece ser desenhada pelo John Romita Jr.

Uma coisa bacana dessa história é ver como os Patos influenciaram os Quadradopolenses em sua primeira passagem. Assim como da primeira vez, eles arrumam confusões devido a objetos redondos, algo que é um crime por lá(Preciso lembrar de nunca ir a Quadradópolis). A história é bem dinâmica, como é o padrão das tramas longas do Don Rosa. Tem um ou outro ponto que pode ser considerado roteirismo mas nada que ofenda e acabou sendo uma boa largada para as futuras continuações Barksianas que viriam por aí.

Tirando Volta a Quadradópolis, é irônico que a melhor história do volume seja uma que nem chegou a ser publicada: Um Pato vendo estrelas mostra o Donald como caçador de autógrafos correndo pelo Recém Inaugurado Parque Disney-MGM(Hoje, Disney Hollywood Studios). A história serviria para promover a inauguração do Parque mas acabou sendo rejeitada e nunca foi publicada em sua versão finalizada.

Apesar de estar toda em rascunho, a história é bem divertida e mostra o Donald se metendo em muitas confusões pelo Parque. Interessante também é ver que, conforme Don Rosa explica no texto referente à história, o Mickey de fato não existe no seu Universo Pato ele é apenas um ator famoso pelos filmes e coisas do tipo.

Já  Pato Bem-Educado é bem qualquer coisa, pra falar a verdade. Só coloquei ela nesse post para comentar uma passagem: Logo no começo, Donald está planejando passar o Dia velejando com a Margarida e os sobrinhos comentam o fato do Pato não entender nada sobre velejar.

Sempre achei curioso que, apesar de estar sempre vestido de marinheiro, o Donald de fato não é mostrado como se entendesse de algo ligado ao Mar. Ok… o Pato não entende de muitas coisas de fato, mas seria de se esperar que ele tivesse pelo menos uma ligação com a Marinha ou algo ligado a barcos e coisas do tipo. Acho que por isso os roteiristas da antiga série Ducktales o despacharam pra Marinha pra fazer jus ao uniforme.

E era isso. ainda temos uma ou outra história legalzinha mas no geral, nada relevante.  Temos até uma história da Margarida(Personagem que acho um porre) e de Ducktales (Que já comentei outras vezes que acho os quadrinhos deles bem fracos, pra dizer o mínimo.) Torcer agora pro próximo volume estar mais aproveitável que esse e que assim, eu não demore tanto pra ler como esse aqui.

Abaixo, pra finalizar deixo o link do vídeo do Youtube do meu Canal, o Calisota onde mostro um pouco a edição.


 

  • Sandro Conte

    Também achei o volume 2 inferior ao primeiro.