Capitão Feio Identidade

Está nas Bancas a nova edição da série Graphic MSP focada em um personagem bem inusitado: O Capitão Feio o mais clássico dos Vilões das histórias da Turma da Mônica.

Há uma certa “moda” recente em produtos da Cultura Pop: Pegar algum vilão e dar uma origem “sofrida” pra ele meio que pra justificar seus atos e o porque ele foi pro lado do Mal.

Não gosto desse tipo de história. Foi por isso que, logo quando “Identidade” foi anunciada, fiquei com um pé atrás mas ainda assim, dei uma chance. E posso dizer que não me arrependi.

Identidade traz um personagem misterioso que, vivendo escondido nos esgotos, procura se acostumar e dominar seus poderes até que um pequeno descuido o faz se revelar publicamente. E a partir daí começa uma sequência de eventos que vai levar ao surgimento do “Capitão feio”

Antes de mais nada… Sim! temos o blábláblá de cara incompreendido que só se torna o que é em retaliação ao que fazem com ele. A diferença é que aqui é de uma maneira tão bem feita, com um evento levando a outro que acaba ficando muito bom.

O Roteiro do Magno Costa é fluido e construído de uma forma que se torna quase impossível largar a revista antes de terminar a leitura pois você sempre quer saber o que vem a seguir.

Some a isso a arte fenomenal do Marcelo Costa que dá ao roteiro do irmão, todo o dinamismo que ele precisa. Os desenhos quase se mexem ao longo das páginas.


Uma coisa que gosto em qualquer histórias são referências. E pra isso, Identidade é um prato cheio. Como dito no texto ao final da edição, os Gêmeos fizeram uma extensa pesquisa da mitologia do Capitão feio e lotaram as histórias com momentos que homenageiam algumas passagens de histórias antigas. Mas além delas há mais um zilhão de referências espalhadas em diversos momentos. Inclusive a outras Graphic MSP (Alguém viu o Astronauta?)

Eu podia ficar horas elogiando a história aqui mas isso só faria eu ficar me repetindo então finalizo por aqui apenas com um conselho: Corram à Banca mais próxima e comprem Identidade. Vale muito a pena.

Identidade tem 100 páginas e custa R$36,90 a versão capa Dura ou R$26,90 a versão Capa Cartão.