Coleção Marvel Figurines: Ano 1

Marvel Figurine

Em meados de Maio do ano passado, a Editora Panini anunciou o lançamento da famosa coleção de “figurines” Marvel no Brasil. A coleção que foi até o número 200 lá no Reino Unido traz diversos personagens da Marvel em pequenas miniaturas de chumbo. Obviamente, como bom Marvete que sou, corri pra assinar e eis que, um ano depois (ok, não exatamente. Mas falo sobre isso mais pra frente).

Eu pretendia postar algumas fotos das miniaturas esporadicamente aqui mas como não tenho paciência (nem uma câmera boa) pra isso, resolvi deixar pra postar só no fim do ano. Então fiquem com algumas (porcas) imagens das primeiras 27 edições.

 

 

Col01

 

Um pouco antes de saber sobre essa coleção, havia resolvido colecionar os bonecos da linha “Marvel Universe” mas assim que soube do lançamento resolvi abortar a ideia e me dedicar só às Figurines por alguns fatores: Sendo os principais: Daria um trabalho do cão encontrar as do Marvel Universe. E a coleção das figurines tem uma boa diversidade de personagens e meu vício seria completamente aplacado.

Col02

Avante, Vingadores!

Alguns amigos e colecionadores disseram que não iriam assinar porque não se interessavam por uma ou outra peça. E isso não é problema pra mim. Como já disse, sou Marvete assumido. Claro que sou mais fã do Aranha mas gosto da Marvel como um todo. Tanto que, se eu tivesse que dizer quais dentre as 27 eu não compraria caso eu fizesse a coleção através da Banca, provavelmente seria só a do Capitão Britânia. Todas as outras são indispensáveis.

X men

X- Men

O que marcou esse primeira ano da coleção foi a confusão causada pela Panini. Tudo que a Editora podia pisar na bola, ela pisou com gosto. Pela Internet, pipocaram reclamações de peças não entregues, peças entregues repetidas, não entrega de brinde e, quando entregaram, trocaram uma das figuras (Haviam anunciado um Homem-Aranha de uniforme negro mas acabaram entregando uma miniatura com o uniforme clássico.

Dupla Fantástica

Dupla Fantástica

 

Mas devo dizer que passei relativamente sem problemas. A única coisa é que tive os Aranhas trocados também (Mas estou brigando pra receber a peça certa). De resto, levei sorte. Mas ainda assim, fico feliz que a Eaglemoss assumiu a coleção por aqui. Na verdade ela é a empresa que lançou originalmente a coleção lá pelo Reino Unido e resolveu abrir uma “filial” aqui no Brasil e botar a casa em ordem. Ainda há alguns problemas mas acredito que logo a Eaglemoss se acerta e os colecionadores só terão a ganhar. Eu mesmo, como assinante já notei uma melhora como por exemplo: Agora as miniaturas chegam melhor embaladas. Uma coisa que seria perfeito seria se os assinantes recebessem antes das bancas mas, não dá pra ter tudo que queremos, né?

aranha

 

 

Agora, falando das miniaturas propriamente ditas: Elas são feitas de chumbo, têm por volta de 10 Cm (dependendo do personagem) e são pintadas à mão por algum chinês escravizado artistas competentes . Ou seja: cada miniatura é única e “excrusiva”. E o trabalho dos caras é realmente muito bom. O nível de detalhes é de uma qualidade ímpar.

 

vilões

A turma do mau

 

Mas aí você pode se perguntar: “Mas tio Mac, eu não conheço muito sobre os personagens…” Aí eu lhe respondo, pequeno gafanhoto: Junto com cada miniatura vem uma revista lotada de informações sobre o personagem em questão: Desde primeira aparição, histórico grandes porradas e muito mais. Dá pra sair quase como um especialista até naquele personagem mais obscuro.

Paladinos Urbanos

Paladinos Urbanos

 

No fim, estou contente com esse primeiro ano de coleção. Tirando revistas e DVDs, fazia tempo que não colecionava nada a ponto de ver, mês a mês, a coleção ir aumentando aos poucos.  E também é bom ver que o sucesso da coleção foi tanto que a Eaglemoss garantiu até pelo menos a edição 52 (além de lançar a coleção equivalente da DC mas essa, eu dispenso) . Torcer agora pra que todas as 200 edições chegue por aqui, que tragam também as especiais… enfim. TUDO! E que nossa única preocupação seja como armazenar tudo isso.

Em 2015 : Vingadores 2

Em 2015 : Vingadores 2

 

E como agora só volto a esse assunto lá no final do segundo ano de coleção, aconselho a quem quiser ver mais fotos, visitar o blog do amigo Marcelo . Ele vem fazendo uma série de posts sobre cada miniatura com um montão de fotos detalhadas delas. Também há o blog do também amigo Leo . Ele também costuma fazer posts explicativos sobre as miniaturas postando informações e tudo mais desse mundo colecionísticos. Também indico o Sala de Justiça (apesar do nome remetendo á Distinta Concorrência) é um blog dedicado á arte do colecionismo de bonecos(Não adianta. Não me acostumo com “action figure” em geral .  E também podem seguir minha conta no Instagram. Eu costumo postar algumas imagens aleatórias por lá. Procurem por Macgaren e agora, fiquem com mais imagens (clique pra ampliar).

Mephisto enfrentando quem realmente deve.

Mephisto enfrentando quem realmente deve.

revistas

Interior de uma das revistas

Interior de uma das revistas

E mais revistas

E mais revistas

Vai começar a porrada!

Vai começar a porrada!