Logan.

Estreou nesse fim de semana no Brasil o filme Logan (Também conhecido como Wolverine Set…digo Três. Que nos traz um Wolverine envelhecido, mais frágil e não tão invulnerável como nos anteriores. Mas será que é bom? Continue lendo mas já adianto: É sim!!

VAI TER MAIS SPOILER QUE MEMBROS DECEPADOS NO FILME 

logan poster

Uma breve sinopse: Logan começa em 2029 com o personagem título tentando ganhar a vida como motorista de Uber Limosine. Aos poucos vemos que ele está cuidando de um ainda mais velho Professor Xavier(Que eu apelidei de Gagávier). Por algum motivo os Mutantes pararam de nascer e até os que existiam, morreram com o tempo. Logo uma garotinha vai entrar na vida dele e tudo vira de pernas pro ar. E Não! Não estou falando da Punky, a Levada da Breca. O caso é que a garotinha é perseguida por um monte de bandidos figurantes que só servem para serem destroçados das mais variadas maneiras ao longo do filme. Logo Logan descobre que  não só a pequenina é Mutante como tem poderes muito similares aos deles (A gente já sabia pois tinha visto os trailers). O resto do filme é A família Rine (Wolve Rine, Wolve Rina e Vovôve Rine)a bordo do Uberine tentando chegar num pseudo local seguro para Mutantes e no caminho, acabando com a vida de uma pobre família no processo.

maxresdefault

Antes de falar propriamente do filme quero falar de algo que virou modinha “entrou na mídia” após o sucesso de Deadpool: O aumento da Classificação etária.

Os Realizadores de Deadpool aproveitaram que os engravatados da Fox estavam olhando pra outro lado e abusaram do palavreado, Violência e Sangue o que fez com que o filme acabasse saindo com Classificação +18 Anos. Como fez sucesso e o lucro foi absurdo, pipocaram notícias de que  tudo que era filme de heróis deveria ser +18 também. Até cogitaram lançar uma versão All new All Diferent All Darker de BvS com mais violência (mesmo que a escuridão não fosse deixar ninguém vê-la). Pessoal só esquece que nem todo personagem ficaria bem numa classificação assim: O Homem-Aranha, o  SuperMan por exemplo ou Quarteto Fantástico. A Violência tem de estar no contexto e não só jogar por jogar. Mas Wolverine com certeza é um dos personagens que a Violência combina tão perfeitamente quanto histórias ruins combinam com a Marvel hoje em dia.

loganDiferente de 99,999999% dos leitores dos Quadrinhos, eu não acho os filmes anteriores (Todos os 6) tão ruins como pintam. Mas talvez seja pelo fato de eu não me importar quase nada tanto com o personagem. Aliás, os Mutantes em geral não me apetecem. Mas o caso é que o que eu mais reclamava e pedia era por sangue! Chegava a ser vergonhoso ver o Wolverine enfiar as garras na galera e não sair uma gota sequer. E consertaram isso com maestria: O filme tem sangue. Mas não só isso: Tanto o Wolverine quanto a Laura usam suas garras como devem ser usadas e haja Snikt pra dar conta de tanta selvageria.

Por falar em Selvageria; A atriz Dafne Keen foi um achado: Ela manda muito bem nas cenas em que a X23 sai rasgando tudo (e todos) por aí. O único problema é quando abre a boca pra falar em Espanhol. Não sei se…Aquilo era a voz dela mesmo, se foi dublada ou algo do tipo mas Ô VOZINHA IRRITANTE!! Chega a doer o ouvido. Mas com certeza quero ver mais da personagem no futuro. De preferência sem falar Espanhol.

x23-in-logan2

Mas só sangue e violência não fazem um filme (Ok. Até é legal, mas o povo pede coisas além disso) e Logan tem um bom roteiro. Apesar de ter achado o filme meio arrastado em certos momentos. Todo aquele “arco” da família que teve o azar de cruzar com o trio principal por exemplo foi encheção de linguiça. Se queriam dar uns  momentos em família para o  “Triorine” , tinha outras formas de fazer sem gastar  meia hora do filme pra isso.

E não sei se sou eu quem pega muito no pé sobre o assunto mas novamente achei que o filme careceu de bons vilões. E olha que nem é do Marvel Studios. Achei todos muito fracos e genéricos. Tão genérico que o vilão principal é um Clone do Logan(É a última vez que o Hugh Jackman vai ser o personagem então, vamos aproveitar ao máximo!). Os Carniceiros foi o que eu disse mais atrás no texto: Estão em tela só pra morrerem.

Ainda nesse assunto, o efeito usado pra colocar os dois Wolverines pra brigar ficou bem qualquer coisa. O CG ficou bem evidente.

Logan Movie Trailer Poster

 

Mas falando assim até parece que não gostei do filme. Muito longe disso: É um filmaço com F de uma palavra que não posso falar pois esse é um site de família… Muitos fãboys ainda reclamam do Hugh Jackman por ele não ser baixinho, não usar a máscara ridícula, collant amarelo e coisas do tipo. Pra mim ele sempre encarnou o personagem com maestria. Desde o primeiro Wolverine X-Men mas aqui ele mata a pau (ou à garra): Desde a primeira cena ele transmite toda a melancolia, o cansaço, o peso da idade que chegou.  Ainda mais debilitado pelo fato do Adamantium estar, pouco a pouco envenenando e anulando seu fator de cura. Quer dizer. A cronologia da Franquia X é tão confusa quanto a dos quadrinhos então não sei mais onde se encaixa a história. Só dizem que é em 2029 mas não se sabe quais das confusões pelas quais ele passou nos filmes que está valendo porque é um tal de Tira adamantium, bota Adamantium, Põe garra de osso, tira garra de osso. Enfim. o fato é que o personagem está, como dizem: Só o pó!

c2moujwuaaa8ysw-jpg-large

Outro que, pra variar manda bem é o Patrick Stewart: O Xavier velho e acabado do começo do filme é de partir o coração. Depois ele entra no modo “Me processe” e vira o já citado “Gagávier” se tornando até mesmo o alívio Cômico em alguns momentos.

No início, o filme iria se chamar Old Man Logan mas pra evitar comparações com a minissérie de mesmo nome, deixaram só Logan mesmo. Mas ainda assim não dá não comparar algumas partes. Na minissérie, algo acontece  e todos os X-Men morrem num evento misterioso e só no fim vamos saber o que aconteceu. (Não vou comentar aqui pois prometi Spoilers só do filme, não da Minissérie.)

No filme quem mata os X-Men é o próprio Xavier em um de seus “Piripaques Mentais”. Aliás achei interessante quando um dos vilões genéricos (Não me pergunte qual) comenta que doenças do cérebro, como Alzheimer ou “Outra que não sei pronunciar” já são complicadas pra pessoas normais, imagine se o cérebro mais poderoso do Mundo se descontrolasse? Realmente seria um perigo pra todos à sua volta. E isso era algo que nunca tinha me passado pela cabeça.

147697418811logan-trailer-donald-pierce-and-soldiers

 

“Será a última vez que Hugh Jackman interpretará Wolverine” Quando essa notícia saiu, logo imaginei que o personagem iria morrer e não deu outra. Mas vou dizer que a morte dele não me impactou tanto quanto se imaginaria. Agora a do Xavier sim. Admito que a cena me tocou a ponto de meus olhos derrubarem algumas gotas de suor. Tanto a morte em si quanto a cena do enterro com a reação do Logan foram pesadas.  Tudo bem que logo depois a X23 sai dirigindo carro do nada mas não estraga a cena.

4fcd2cdd3106c644c1d5c77f4df3527e__980x

 

O filme abre possibilidades pra futuro: Apesar de não termos(Em teoria) o Wolverine, encaminharam pra, se quiserem, explorar a X23 em um filme solo. Talvez algo com as crianças mutantes do final do filme(Um filme dos Novos Mutantes está em produção. Quem sabe não juntam tudo?)

Mas com uma torcida eu fico: Que tentem explorar outros personagens na franquia Mutante. Já deu de Wolverine. Já está igual o Pingunço de Ferro no MCU. Possibilidades não faltam.

Pra finalizar, recomendo fortemente que assistam ao filme. Tem seus defeitos mas num balanço geral o saldo é bastante positivo.