Os laços da Turma da Mônica

Laços 1

 

Qualquer um que como eu, tenha crescido nos anos 80 com certeza teve oportunidade de acompanhar diversos filmes onde uma turma de crianças viviam altas aventuras. Os exemplos vão desde Goonies a Conta comigo onde o foco era a amizade infantil. Turma da Mônica : Laços explora exatamente a amizade da turminha mais famosa do Brasil.

 

Conheci o Vitor Cafaggi lá por volta de 2008 (ou 2009?) quando ele começou a postar as tirinhas do Puny Parker na comunidade do Homem-Aranha do Orkut. Nas tirinhas ele retratava maravilhosamente bem a infância do pequeno Peter Parker. Os ótimos roteiros aliado ao conhecimento que demonstrava do personagem ao colocar diversas referências nas historinhas aliado a um traço simples mas que dava gosto de ver me fizeram colocar, sem medo de errar, o Puny Parker como a melhor coisa que fizeram com o Homem-Aranha nos últimos, sei lá, 15 anos (Ok. Não é preciso muito pra isso ).

Estou falando do Puny Parker porque assim como em “Laços”, acompanhamos o Mundo pela visão de uma criança. Então por isso acho que a escolha do Vitor para essa segunda edição do selo Graphic MSP (O primeiro foi Astronauta: Magnetar ).

Laços 2

 

Em “Laços”, Floquinho, o cachorro do Cebolinha, foge de casa e o garoto parte junto dos amigos Cascão, Magali e Mônica em uma aventura que vai estreitar ainda mais os laços de amizades que os une.

O roteiro tem tudo que qualquer um dos já citados filmes dos anos 80 tem:  Viagem a algum lugar  nunca antes explorado (pelo menos pelas crianças) longe de casa. Perigos como crianças mais velhas e valentonas, um caminho cheio de percalços e até um vilão.

Apesar de ser focado nos 4 amigos, vários outros personagens conhecidos dos quadrinhos fazem uma participação especial. Aliás, quero destacar aqui as várias homenagens á trajetória da Turma da Mônica, piadas como o fato do Cebolinha ser o único que usa sapatos e várias outros detalhes espalhados ao longo da história.

laços 5

 

Também é preciso elogiar os belos desenhos tanto do Vitor como de sua irmã Lu Cafaggi( responsável pelos desenhos da Turma Bebê). A dupla conseguiu retratar os personagens já tão característicos com uma nova “roupagem”. O visual é diferente mas ainda assim, são os personagens que todos conhecem. Gostei especificamente dos cabelos. Se fosse feito diferente, os cinco fios do Cebolinha, por exemplo poderiam ficar ridículos. Mas pelo contrário: São críveis. Assim como o cabelo do Cascão (Que sempre foi meu personagem preferido da Turma da Mônica, diga-se de passagem.) que virou uma espécie de Moicano.

Outro ponto que quero destacar é a colorização: Os tons das cores vai mudando de acordo com o período do Dia no qual a história se desenvolve. Sério: É de encher os olhos.

Laços 6

 

Laços entra naquela categoria de quadrinhos dos quais não consigo encontrar nenhuma crítica a fazer. É tudo perfeito! Pra mim, a história entra na categoria obra prima. Os irmãos Cafaggi estão de parabéns. Obrigado por me fazer resgatar aquele sentimento que eu tinha ao ler Turma da Mônica na infância. Definitivamente fui laçado.

Turma da Mônica : Laços tem 84 páginas, e foi publicada em duas versões: Capa cartonada custando R$19,90 e capa dura por R$29,90. Mas dá pra encontrar em promoções em lojas virtuais como a Saraiva .

Laços 3