Sentinelas: Uma Nova Forma De Quadrinhos.

Histórias em Quadrinhos são um ótimo meio de entretenimento. Para se passar um tempo despreocupado e sair na porrada na Internet exigindo que os filmes sejam iguais a elas.

Mas e as pessoas com deficiência visual? Não podem desfrutar da Nona Arte? Foi pensando nesse nicho que surgiu a “Sentinelas” uma HQ como nunca se viu (Mas podem ouvir).

VITRINE-EP06-CAP-11-PT1
Nem todos sabem mas antigamente, antes do advento da televisão, as novelas eram transmitidas pelo rádio. As famosas (na época) Radio Novelas. Mal comparando, Sentinelas é uma “Rádio HQ”. Mas vamos por partes:

Sentinelas trata-se de um “Audio Drama”. Colocando em miúdos: Uma história contada em capítulos e editada e sonorizada como uma revista em quadrinhos com todos os “efeitos onomatopéicos” que uma história pede.

vitrine-episodio-8-capitulo-15-parte-1-quase-uma-verdade

 

Iniciada sob o nome de Khaoz Crescente, a história conta que após a chegada de um alienígena ao Planeta Terra, mais especificamente no Brasil, vários heróis se unem para derrotá-lo. Ao final da primeira temporada a equipe é oficialmente  batizada de Sentinelas. Vale citar que o nome foi escolhido através de um concurso entre o público.

Como a história se passa totalmente no Brasil os personagens também são facilmente identificáveis como habitantes de algumas regiões do País apesar de um ou outro nome Americanizado como “Poison Hebi” ou “Scan”. Mas nada que atrapalhe.

vitrine-episodio07-capitulo-14-parte-2

Mas nem só de alienígenas vive a história. Ao longo das atuais 3 temporadas, já houveram fantasmas, bandidos, ameaças militares,  mistério e claro: Muita porradaria e ação que é o que eu quero ver(ouvir) numa história.

Sentinelas conta também com um sem número de referência á cultura pop,  ás histórias de Super-Heróis e , claro, ao próprio cenário onde se passam as histórias. Brincam direto com algumas particularidade/esteriótipo que cada cidade abordada tem.

 

vitrine-episodio07-capitulo-13-parte-1

O trabalho de edição é muito bem feito e consegue te jogar dentro da história e você se sente realmente lendo uma história em quadrinhos.

Sentinelas é uma produção do pessoal da Agência Transmídia, podcast que tem por ideia inovadora fazer versões de obras transportando para outras mídias. Como por exemplo o de um filme do Homem-Aranha 2099 do qual tive o prazer em participar.

A história de Khaoz Crescente/Sentinelas foi escrita pelo Vitor Hugo Mota como um projeto de revista em quadrinhos tradicional mas que, percebendo que poderia atingir também o público cego, resolveu fazer a portabilidade para o áudio.

O trabalho foi possível devido á colaboração de mais de 60 voluntários que emprestaram suas vozes aos personagens. E devo dizer que até este que vos escreve tem duas pontinhas.

vitrine-episodio-8-capitulo-16-parte-2-quase-uma-verdade

Outra coisa que é válida citar é que por ser voltada  para o público cego ou de baixa visão, todas as imagens postadas no site têm sua descrição para que possam ser capturadas por programas que lêem as páginas para esse público. Tudo planejado em seus mínimos detalhes.

Mas agora vocês devem estar perguntando: “Mas onde posso “ler” isso? É fácil, pequeno gafanhoto.

A série está sendo publicada no site da Agência Transmídia e o “mais melhor de bom”: totalmente de graça. Só chegar, baixar e ouvir. Ou melhor: Nem baixar você precisa já que há um player nos capítulos e pode ouvir online.

EP-12-CAP-28-PT-3

Eu recomendo ouvir com fones de ouvidos para melhor aproveitar a experiência. Aproveitem que no momento em que esse post é escrito, a série se encontra no “Mid Season” para fazer maratona e quando a quarta temporada estrear, já estarem no clima.

Mas seja como preferirem ouvir, recomendo fortemente prestigiarem essa iniciativa. Vale cada minuto.