Sonic Mania: Um Presente Para Os Fãs

No último Mês de Agosto foi lançado o jogo Sonic Mania que prometia resgatar um pouco da dignidade perdida pelos jogos do Ouriço nos últimos anos mas… Será que conseguiu?

SPOILER: Conseguiu pra $%#@%!!


Nos últimos anos surgiu uma piada que seria trágica se não fosse cômica, de que todo novo lançamento de um jogo do Sonic vem com o anúncio de que “Vamos agradar aos fãs”. Aí conforme  começam a sair imagens, vídeos e afins qualquer sentimento de esperança vai se esvaindo até que, quando o jogo é lançado fica naquela de… “Quem sabe na próxima…”

Esse resuminho pode se aplicar a 90% de qualquer coisa relacionada ao personagem. Depois dos dois Sonic Adventures (Que mesmo assim só é bom mesmo os trechos envolvendo o Sonic ou o Shadow) o pessoal simplesmente se perdeu.  Pra cada Sonic Advanced que lançam, tem uns cinco “Lobouriços” pra estragar. Tivemos sim alguns lampejos de esperança como os já citados Sonic Advanced, os dois episódios do Sonic 4(Que o pessoal critica mas eu acho, pros padrões dos jogos lançados ultimamente, bem honesto) e, principalmente, Sonic Generations . Mas o nível de acerto é muito pouco pra um personagem que acertou tanto no início. Então, como voltar a acertar? Simples: Volta pro início.


Sonic Mania é o verdadeiro sucessor da franquia clássica que vai até o Sonic CD. Ele tem a mesma jogabilidade, o mesmo padrão gráfico(Melhorado um pouco pros novos tempos) e, principalmente, a mesma diversão.

Pra começar: Elimine toda aquela galeria de personagens inúteis e dispensáveis que povoaram os jogos do Ouriço. Nada de pescar Rãs(!), cavar chão por esmeralda, virar Lobisomem e baboseiras afins. Aqui temos apenas o Sonic, o Tails e o Knuckles. E não precisa mais que isso. Você pode escolher qualquer um dos três (Ou a clássica dupla Sonic & Tails) e sair correndo ao longo de 13 Zonas que se alternam entre novas e releituras de outras tiradas de jogos anteriores.


A dificuldade também se mantém fiel à clássica. Sumiram aqueles componentes inseridos no Sonic 4 ou até mesmo no Generations como por exemplo os pulos seguidos automáticos que visavam facilitar mais pra nova audiência. Apesar de ter achado os chefes bem mais fáceis e que no geral dão menos dor de cabeça pra derrotá-los. Principalmente porque em todos você os enfrenta portando alguma argola e , mesmo quando é atingido e as perde, é relativamente fácil recuperá-las então, à exceção de um chefe ou outro(Como o da imagem acima)  é só partir pra cima como uma vaca louca que eles caem feito moscas.

Aliás, sobre os chefes, uma coisa legal é que não se trata apenas do Robotinik voltando pra levar porrada a cada final de fase. Aqui temos uma gama de robôs que fazem esse trabalho. Isso até já havia sido utilizado antes mas normalmente esses robôs ficavam encarregados da primeira Zona e, no final delas aí sim vinha o velho Robotinik.

E já que falei de zonas, curti muito a passagem de uma para outra. Não tem o corte brusco de antigamente. Aqui realmente sentimos que elas vêm em seguida e vemos os personagem transitando de um ambiente a outro.


Uma coisa legal e que mostra o cuidado que tiveram no desenvolvimento do jogo é que é possível localizar diversas referências a jogos passados ao longo de Sonic Mania. Seja um Chefe que faz referência a um antigo, seja um dos já citados personagens que surgiram ao longo dos jogos do Sonic sendo jogados em uma batalha contra um chefe, ou bonus Stages tirados de algum anterior E até a animação da abertura que é no estilo das utilizadas em Sonic CD . Enfim. Dá pra se divertir bastante encontrando todos os elementos.

Por falar em Bonus Stages, se eu tivesse que achar um defeito  em Sonic Mania seria o Stage em que se pega as Esmeraldas. Com tanta opção boa pra se pegar, foram se inspirar justamente naquela coisa chata de Perseguição ao UFO do Sonic CD? Podiam ter usado o do Sonic 2 que é meu favorito. Tudo bem que já o reutilizaram no Episode 2 do Sonic 4 mas ainda assim seria melhor que perseguir um UFO idiota.


Enfim. Sonic Mania é o jogo pelo qual os fãs do Sonic esperavam e você com certeza não vai se arrepender de jogar. Agora é torcer para que o vindouro “Sonic Forces” ao menos repita a experiência do Sonic Generations.

Sonic Mania está disponível pra PS2, X-Box One, PC e Nintendo Switch.