Turma Da Mônica: Lembranças

Os Irmãos Vitor E Lu Cafaggi retornam para fechar sua Trilogia com a Turma da Mônica. E diga-se de passagem: Que trilogia!

Eu me propus um exercício: Reler Laços e Lições antes de efetivamente ler Lembranças e foi uma experiência única. Foi como pegar uma trilogia como De volta para o Futuro(Que considero a obra máxima já feita na história do Cinema Mundial…E Extraterrestre também). Não importa quantas vezes você já tenha assistido: Sempre se capta alguma coisinha perdida lá no meio que acabamos deixando passar. Também foi ótimo pra ver o cuidado que cada Capitulo da Trilogia foi feito: Cada um com suas particularidades e, ao mesmo tempo que deixam um diferente do outro, se completam como uma obra maior.

Não sei se a dupla de criadores tinha tudo planejado desde o início ou se foram se adequando à medida que as histórias foram saindo mas é muito bacana ver que uma vai referenciando a outra numa continuidade que daria inveja às Grandes Editoras de Super-Heróis e suas cronologias zoadas.

Uma das coisas que mais gosto nessa trilogia é que os personagens são muito reais. Você realmente vê eles agindo e fazendo coisas que crianças fariam. Além do senso de amizade que permeiam os Quatro protagonistas. Mesmo que aqui, a exemplo de Lições eles estejam quase sempre separados, pode-se notar que ambos os “times” agem em sintonia com o outro. Quem nunca ficou mal por não se encaixar numa Escola nova?Se “apaixonou” perdidamente por alguma garota mais velha? Tudo isso é muito bem retratado nessa história.

Cada Título faz referência ao arco narrativo dos capítulos: Laços mostrava o Laço de amizade que unia Cascão,Cebolinha, Magali e Mônica. Lições mostrava os personagens sofrendo as consequências de seus atos e aqui em Lembrança, como último capítulo pra encerrar tudo,vamos lembrar o que faz essa Turminha ser especial pra várias gerações de leitores. Mesmo que muitos,como eu, já não os acompanhem há algum tempo.

Mas a “Trilogia do L (Ou do L no começo,Ç no meio e S no fim como o próprio Maurício chama a atenção no texto de introdução)” não é especial apenas pelo roteiro primoroso. A Arte é um capítulo a parte. Não é segredo que sou fã do Vitor desde a época do Puny Parker e o traço do rapaz( Mesmo que ele seja um ano mais velho que eu) só melhora. Cada página é um deleite e não dá nem vontade de passar pra próxima.

O mesmo se pode dizer dos trechos de Flashback que ficam a cargo da Lu. O traço dela é tão bom quanto o do irmão e, por mostrar os personagens ainda mais crianças são mais delicados e mais… Fofos.

Uma coisa que adoro em qualquer produto de entretenimento(E sempre cito aqui nos meus textos) é reconhecer homenagens, citações e referências a outras obras. E Toda a Trilogia está recheada delas. É tanta coisa que é impossível pegar de uma vez só. Vitor e Lu se mostram profundos conhecedores da mitologia da Turma da Mônica e entopem a história com elas.Inclusive com situações que fazem referência aos dois capítulos anteriores Mas não é só de Turma da Mônica que as referências vivem então podem esperar encontrar citações a praticamente tudo que deve fazer parte da Vida dos autores:Futebol, Desenhos, filmes,Chaves… tem de tudo. E nenhuma delas é forçada. Muito pelo contrário: Estão tão bem inseridas no contexto que, se você não souber de que estão falando, ela passa batida. Não citarei todas aqui mas só digo que minha preferida foi o Castelo de Grayskull, brinquedo sonho de consumo de 11 a cada 10 crianças nos anos 80.

Turma da Mônica Lembranças encerra a Trilogia de forma primorosa e é leitura obrigatória a todos que, algum dia já leu Turma da Mônica. Ou também pra todos que gostam de uma boa história em Quadrinhos. Completamente recomendada!

Agora é esperar pela adaptação cinematográfica de Laços que será lançada Ano que vem.

Lembranças tem 100 Páginas e custa P$31,90 a versão Capa Cartão e P$41,90 a Capa Dura. Corre lá pra comprar.